APRESENTAÇÃO

OLÁ!

Este blog traz as ações administrativas, pedagógicas, imagens e textos produzidos pela formadora e pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, participantes do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar no município de Camocim-CE.

Está aberto para seus elogios, críticas e sugestões. Sinta-se à vontade!

Um abraço!

Equipe do GESTAR II de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação de Camocim-CE


RELATÓRIO CORDEL!?


Pra começo de conversa

Não sei bem se o que vou fazer

É certo ou errado

Mesmo assim vou escrever

Este é meu relatório

Veja só o que vou dizer.


No dia nove do onze

Neste mês em andamento

34 alunos fizeram

Com amor e encantamento

Uma produção textual

Com destreza e envolvimento.


Sentamos numa grande roda

Perguntei e respondiam

Em pedaços de papéis

Escreviam o que entendiam

E eles um pouco agitados

Riam mas contribuíam.


O que, onde e quando

Era o que eu queria saber

Pois Carlos e Ivan era

O tema que iam desenvolver

E quase como encanto

As respostas começaram aparecer.


Não ficaram intimidados

Nem tampouco se importaram

Tinham tudo que queriam

E a nada se negaram

Escreveram quem se envolveu

E um final me apresentaram.


Essa atividade está

Na página 162

Fiz e vou lhe falar

O que aconteceu, ora pois!

Por isso vou explanar

E não vou deixar pra depois.


Durante a atividade

Muita coisa aconteceu

Teve aluno que sorriu

Teve aluno que sonhou

Teve até um

Que com dor de cabeça ficou.


Para alguns foi muito fácil

Montar os pedaços que tinham

Mas quando trocamos os papéis

Foi como uma grande rinha

A luta foi tão grande

Que eu me apaguei com o que tinha.


A felicidade foi vista

No rosto daqueles que viram

Que as alterações nos seus textos

Seriam poucas e criam

Que havia uma vantagem

Sobre os outros e assim riam.


Mas pense que cabras bons!

Deram a volta por cima

Mostraram que eram capazes

E viram o quanto sabiam

Os outros como enfeitiçados

Babavam no que ouviam.


E eu que não perco tempo

Disse com grande alento

Que foi bom o que fizemos

E o quanto temos talento

Como foi bom o momento

E o grande experimento.


Termino meus amigos

Dizendo para você

Que não fiz isso porque

Tenho uma vantagem sobre você

Mas para mostrar que pensando

É sempre possível escrever.


E esta tal de coerência

Juntamente com a coesão

Surge em minha consciência

E fala como um trovão

E me diz que todo texto

Segue uma lógica e tem direção.


Um pedaço daqui

Uma palavra de lá

Como linha e agulha

Esses dois precisam estar

Porque só assim

Poderemos, enfim comunicar.


Uma letra não é uma palavra

E nem toda palavra é um texto

Mas coerência e coesão

Enfeitam todo um contexto

E melhor que tudo isso

Garantem precisão e bom êxito.


E você deve estar se perguntando

Ela não ia terminar?

Pois é, estou indo mesmo

Não quero mais me demorar

Sei que você já entendeu

Tudo que eu queria falar.


Até mais caros amigos

Tenham aulas singelas

Agradeço por seus ouvidos

E por Deus que tudo gera

Pois ele é a fonte da vida

E de tudo que há nela.


Professora Gislene Souza

Cursista de Língua Portuguesa

Turma de 3ª feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário