Ser professor de Língua Portuguesa nos dias atuais é uma tarefa que requer o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes ao domínio da língua materna.
Dizemos isso porque os educandos já são usuários da língua, mas cabe ao professor aperfeiçoar esse conhecimento. Para isso é necessário utilizar procedimentos metodológicos que facilitem e despertem o interesse dos alunos, através do uso de novas tecnologias e trazendo à sala de aula diferentes textos que são usados socialmente. Mas para que o professor desenvolva um trabalho nessa perspectiva é necessário participar de formações específicas na área, como o curso GESTAR II que o instrumentaliza a estabelecer uma relação entre teoria e prática, contribuindo para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.
Um dos aspectos que dificulta o trabalho desse professor é que muitas vezes os alunos não têm desenvolvido as competências esperadas para o ano no qual está cursando, apresentando deficiências que impossibilitam uma aprendizagem qualitativa. Acreditamos que para superar essa dificuldade é necessário realizar projetos de leitura e escrita e envolver todos os educadores nas questões pertinentes ao ato de ler e escrever.
Agindo dessa forma, estamos contribuindo para a inclusão dos alunos, favorecendo assim o desenvolvimento da cidadania, dando oportunidade para que os educandos possam dar continuidade a seus estudos, tendo uma aprendizagem satisfatória.
Dizemos isso porque os educandos já são usuários da língua, mas cabe ao professor aperfeiçoar esse conhecimento. Para isso é necessário utilizar procedimentos metodológicos que facilitem e despertem o interesse dos alunos, através do uso de novas tecnologias e trazendo à sala de aula diferentes textos que são usados socialmente. Mas para que o professor desenvolva um trabalho nessa perspectiva é necessário participar de formações específicas na área, como o curso GESTAR II que o instrumentaliza a estabelecer uma relação entre teoria e prática, contribuindo para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.
Um dos aspectos que dificulta o trabalho desse professor é que muitas vezes os alunos não têm desenvolvido as competências esperadas para o ano no qual está cursando, apresentando deficiências que impossibilitam uma aprendizagem qualitativa. Acreditamos que para superar essa dificuldade é necessário realizar projetos de leitura e escrita e envolver todos os educadores nas questões pertinentes ao ato de ler e escrever.
Agindo dessa forma, estamos contribuindo para a inclusão dos alunos, favorecendo assim o desenvolvimento da cidadania, dando oportunidade para que os educandos possam dar continuidade a seus estudos, tendo uma aprendizagem satisfatória.
Lindomárcia, Miriânni, Suzete e Raimunda
Cursistas do GESTAR II - Língua Portuguesa
Cursistas do GESTAR II - Língua Portuguesa
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