APRESENTAÇÃO

OLÁ!

Este blog traz as ações administrativas, pedagógicas, imagens e textos produzidos pela formadora e pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, participantes do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar no município de Camocim-CE.

Está aberto para seus elogios, críticas e sugestões. Sinta-se à vontade!

Um abraço!

Equipe do GESTAR II de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação de Camocim-CE


Eu, professor de matemática!?

O professor de matemática é o profissional que gosta de desafios, cálculos e procura sempre soluções diante de situações-problemas.
Este profissional, como todo educador, deve desenvolver competências como trabalhos que incentive o aluno a raciocinar, a ir em busca de soluções sem desanimar. Deve dominar com segurança os conteúdos e procurar sempre meios que torne a matemática uma disciplina atrativa e menos temerosa.
Quando o professor de matemática consegue motivar a turma através de aulas dinâmicas, minimiza algumas dificuldades encontradas em sala de aula, como a falta de interesse por parte dos alunos, o cansaço e os conflitos familiares. Destaco também o mau uso dos recursos disponíveis na escola, muitas vezes por falta de interesse do professor ou por não saber utilizá-los. Temos também a falta de tempo do professor em participar de formações por estar sempre com seu tempo preenchido em sala de aula. Estas dificuldades podem ser resolvidas se o professor for melhor remunerado para não exceder sua carga horária ou que, ofereça a ele tempo para seus estudos.
Vejo como elemento presente na sociedade que vem contribuindo com o trabalho da matemática em sala de aula a tecnologia tão presente na vida dos nossos alunos.
A matemática é interdisciplinar e está inserida no cotidiano do aluno, assim, basta desenvolver aulas dinâmicas que favoreçam a aprendizagem significativa dos educandos.
Acredito que todo trabalho planejado através de reflexões, pesquisas e trocas de experiências, contribuam acentuadamente para a inclusão social, caso contrário a exclusão se tornará evidente.
Maria Laís de Brito Fontenele
Professora cursista de Matemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário